domingo, 17 de setembro de 2017

Benefícios e propriedades do aipo

Aipo

Também conhecido como salsão, o aipo é uma planta que é consumida como verdura em diversas receitas de saladas e sopas. Com baixas quantidades de caloria, o alimento possui folhas verdes, e a parte mais comumente consumida é o talo. Pertencente à família dos Apiaceae, o aipo pode ser consumido cru ou cozido a vapor. As folhas também podem ser usadas, normalmente o são na forma de temperos, e suas sementes têm seus óleos extraídos para aplicação em medicamentos variados.Image result for aipo

Benefícios e propriedades

Rico em vitaminas A, V, C, E, K, cálcio, potássio, sódio e fósforo, o aipo contém fibra dietética, baixa quantidade de gordura e de proteínas. Sua composição é de, basicamente, 95% de água.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o aipo previne artrite, gota, asma e bronquite e, além disso, por ser um diurético, ajuda na remoção de toxinas nos rins e inibe problemas como pedras nos rins e na vesícula biliar.
Com efeito relaxante, o óleo extraído na forma de suco de aipo ajuda a melhorar a qualidade do sono e eliminar o estresse, trazendo tranquilidade para a rotina de quem o consome.

Prevenção do câncer

Por conter flavonoides, o seu consumo ajuda a limitar o crescimento das células cancerígenas. Além disso, possui cumarina, que é um fitoquímico que evita o aparecimento de câncer do estômago e do cólon.

Coração e pressão

Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o aipo ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial, relaxando ainda os vasos sanguíneos. Isso reduzirá os riscos de doenças cardiovasculares. Fonte de potássio, este alimento ajuda a equilibrar os electrólitos do corpo e a diminuir os hormônios do estresse, combatendo a pressão alta e os problemas cardíacos.

Emagrecimento

Com poucas calorias, muita água e muita fibra dietética, o aipo ajuda quem está buscando o emagrecimento. As fibras ajudam a regular o intestino diminuindo o inchaço e, além disso, ajuda a dar a sensação de saciedade, evitando que o consumo de outros alimentos seja intenso. Com poucas calorias, este pode ser ingerido em saladas ou até mesmo mastigado durante o lanche para ajudar no emagrecimento.
Suas propriedades envolvem sua ação como laxativo, ajudando dessa forma a controlar a prisão de ventre, podendo ser consumido também para melhorar esta condição.

Vida sexual ativa e redução de problemas menstruais

Androsterona e androstenol são dois ferormônios que estão presentes no aipo. Graças à eles, o aipo pode ajudar a impulsionar a libido. Para esse objetivo, mastigue o aipo – isso ativará a liberação dos compostos.
Além disso, seu consumo, devido à presença de anethole fitoquímico estrogênica, auxilia na redução dos sintomas de TPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário