terça-feira, 11 de abril de 2017

O Sono limpa o cérebro eliminando toxinas

O sistema glinfático funciona dez vezes mais durante o sono, que é a hora da limpeza cerebral.
Durante o sono, o cérebro faz uma espécie de faxina das toxinas deixadas para trás após um dia de trabalho pesado, quando se pensa bastante.
Essa limpeza poderia ser uma das razões para o sono, segundo os pesquisadores - até hoje não existe uma boa teoria que explique, fisiologicamente, por que precisamos dormir.
Durante o processo de "limpeza cerebral", as células do cérebro, provavelmente as neuróglias, encolhem, abrindo espaço entre os neurônios, permitindo que um fluido "lave" o cérebro.
"O cérebro tem energia limitada e precisa escolher entre dois estados funcionais - ou está acordado e atento, ou dormindo e fazendo a faxina", disse Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester (EUA). "É como uma festa em casa. Ou você recebe os convidados, ou limpa a casa. Não dá para fazer os dois ao mesmo tempo."
Faxina do cérebro
Nedergaard descobriu a faxina a partir de um trabalho anterior, divulgado no ano passado, de que existe uma rede de dutos que retira a "sujeira" do cérebro, batizada pelos cientistas de sistema glinfático.
Descoberto sistema de limpeza do cérebro
Para a professora Nedergaard, esta é uma "função vital para se manter vivo", mas aparentemente só ocorre durante o sono.

   Sono placebo funciona
 Se você acha que dormiu bem, seu dia será melhor, mesmo que na média seu sono tenha sido igual a qualquer outro dia. 
Em um estudo recente, cientistas descobriram que se você acredita que dormiu bem, você tem um dia melhor. No estudo, pesquisadores fingiram registrar a atividade cerebral das pessoas durante o sono mas e disseram a algumas delas - aleatoriamente - que elas tinham dormido bem. As pessoas que receberam essa informação foram melhor em um teste cognitivo no dia seguinte.
Durma mal, coma pior
Dormir mal aumenta suas chances de querer comer o que não deve. Esse estudo de 2013 identificou que, depois de uma noite de sono complicada, há mais atividade cerebral nas áreas geralmente associadas com recompensas e comportamento impulsivo, o que afeta o auto controle das pessoas e as faz comer mais besteiras e junk food.
 Durante o sono, memórias emocionais são catalogadas e fixadas
É importante dormir bem porque é durante o sono que nossas memórias, inclusive as emocionais, são catalogadas e fixadas ou, então, jogadas fora, se o cérebro julgar que você não precisa delas, 
Dormir ajuda a limpar o cérebro de neurotoxinas ligadas a Alzheimer
Uma pesquisa recente trouxe a ciência mais perto de descobrir exatamente porque a gente dorme: no sono, o cérebro se enche de fluído neuro espinal, que ajuda a limpar toxinas que se acumulam durante o dia e que estão associadas ao surgimento de Alzheimer. Isso pode explicar, inclusive, porque a gente fica meio grogue quando não dorme: é como se nosso cérebro ficasse 'intoxicado'.
 Soneca de seis minutos já te deixa descansado
Até uma sonequinha de seis minutos já pode melhorar sua capacidade cognitiva. Esse estudo comprovou que, diante do cansaço, sonecas de 6 minutos foram o suficiente pra deixar as pessoas mais alerta.
O cérebro de quem dorme tarde é diferente
Você gosta de ir dormir cedo ou fica acordado até tarde? Por que, dependendo da situação, seu cérebro pode ter a fisiologia diferente. Uma pesquisa mostrou que quem gosta de ir dormir tarde e de acordar tarde tem menos integridade de matéria branca em várias áreas do cérebro. E baixa integridade nessas áreas está relacionada à depressão e instabilidade cognitiva, em alguns casos - cientistas desconfiam que é porque quem gosta de ir dormir tarde acaba obrigado a acordar cedo porque é assim que a sociedade funciona, e por estarem com o cérebro sempre cansado, podem apresentar instabilidades cognitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário