domingo, 9 de abril de 2017

DICAS SIMPLES PARA CUIDAR BEM DA SUA VISTA

Assim como o resto do corpo, nossos olhos precisam estar hidratados. Você pode aplicar colírio regularmente para manter o equilíbrio.Related image


Apreciar todos os detalhes de uma paisagem, ler um livro com comodidade, trabalhar com nosso computador sem que os olhos se escureçam. A visão é algo essencial em nosso dia a dia e precisamos mantê-la em boas condições ao longo do tempo.
Por isso, é imprescindível conhecer algumas dicas simples para cuidar desse sentido que te permite apreciar o mundo em toda a sua beleza.

Dicas para cuidar de suas vistas

Talvez você tenha passado por essa situação alguma vez: chegou em casa e notou que seus olhos coçavam. Eles coçaram, você averiguou no espelho e pareceram inflamados, cansados.Bom, a realidade é que só nos lembramos de nossas vistas quando elas nos dão algum sinal de que algo está errado, quando começamos a sentir sintomas de advertência que demonstram que algo está acontecendo ali.
É preciso que nos lembremos, nossos olhos requerem cuidados diários, e isso não pode passar despercebido.

1. Preste atenção ao que come

Claro que isso não quer dizer que tenhamos que comer 5 cenouras por dia. Obviamente não. A ideia aqui é manter uma alimentação adequada e balanceada, onde as vitaminas imprescindíveis pra mantermos uma visão saudável estejam incluídas.

Segundo especialistas, as vitaminas A e C, bem como o magnésio, são básicos para cuidar da saúde dos olhos. A vitamina A, por exemplo, permite que as células de nossa visão trabalhem de maneira mais saudável, mantendo-se fortes e saudáveis.

2. Proteja-se no sol, seja no verão ou no invernoTalvez você seja uma daquelas pessoas que amam usar óculos de sol. Mas, você os usa apenas no verão? 

Os escolhe só por uma questão de moda e gosto? Então é preciso saber que, as radiações solares danificam seriamente nossos olhos, retina, e podem inclusive causam catarata.

É imprescindível escolher os óculos de sol corretamente, observar seu selo de qualidade e o tipo de lente que possuem, e ter a certeza de que elas são ideais para trabalharem como barreiras contra os raios ultravioleta.
Assim, não se limite apenas ao sentido estético desse adereço, mas cuide para que sempre se ajustem ao seu rosto, não sejam muito abertos dos lados para que o sol não passe. Olhe se te caem bem na região do nariz e se você se sente cômodo(a) com eles.
Os óculos de sol não são apenas para o verão, absolutamente. Lembre-se que é importante tê-los a postos durante todo o ano (e isso inclui as crianças também). Crianças menores de 12 anos ainda estão desenvolvendo seu sistema de proteção e os raios solares impactam diretamente sobre sua retina, com uma intensidade maior.

3. Cuidado com o uso do computador!Como viver longe dos computadores, tablets ou smartphones? Atualmente é quase impossível, mas note, é QUASE. 

A verdade é que dosar o uso dessas ferramentas é possível, o que é impossível é não sofrer com uma inflamação ou uma irritação ocular em algum momento, caso o uso não seja controlado.

É imprescindível nos lembrarmos, por exemplo, que a televisão geralmente é assistida a uma distância mínima de dois metros. No caso do computador é ideal manter uma distância de 50 centímetros, e claro, uma distancia linear, assim os olhos não se acomodam tanto.
Também é bom recordar da técnica o 20/20, onde para cada 20 minutos que passamos em frente ao computador, descansamos a vista por 20 segundos. Como? Muito fácil, basta deixarmos a vista no horizonte, sem fixá-la em nada concreto, apenas no vazio. Assim, conseguiremos relaxá-la.Para aqueles que costumam trabalhar ou utilizar o computador no escuro, à noite, é importante saber que é possível que estejam cometendo um grande erro! Quando assistimos a tv ou usamos o computador com as luzes apagadas ativamos partes diferentes dos olhos: o centro da retina é ativado para perceber a luz e, por sua vez, a periferia da retina é ativada com a escuridão. O que acontece então? A pupila se dilata e os olhos recebem mais luz do que precisamos de fato. Assim, nossa visão se debilita pouco a pouco. Lembrem-se disso!

4. Você se preocupa com a hidratação dos olhos?

Nossos olhos, assim como nossa pele, precisam da umidade certa para manter seu equilíbrio. Por isso, é necessário umidificá-los de vez em quando, e ainda mais, aqueles que costumam apresentar certa sensibilidade nos olhos ou senti-los secos devem se atentar a esse cuidado. Não custa nada levar um colírio receitado por um oftalmologista na bolsa, para manter os olhos sempre bem hidratados.

5. Exames regularesNão é nada demais consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. 

Em algumas ocasiões podemos apresentar problemas, como uma lesão ou algo do que não somos conscientes e que, pouco a pouco, danifica nossa visão.

Para aqueles que usam óculos, a dica mais básica é que revisem periodicamente a graduação das lentes para se assegurar de que o problema, seja ele qual for, como uma miopia, por exemplo, não tenha avançado.
Também sabemos que a partir de certa idade é habitual perdermos a acurácia visual, assim, ler de perto pode se tornar mais custoso, por exemplo… logo, ao invés de procurarmos óculos inadequados em outros lugares pelo fato de serem mais “baratos”, o mais adequado, sempre, será procurar por um profissional que nos ofereça o diagnóstico exato, bem como nos indique o produto que verdadeiramente precisamos e que cuidará de nossa visão.
Uma vez que foram lidas essas dicas simples, basta colocá-las em prática no dia a dia, e ensiná-las também às crianças que nos rodeiam para que criem bons hábitos desde pequenos.Image result for vistas CANSADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário